Compartilhando idéias para alcançar a liberdade financeira.

Queridos amigos,

Através deste post inauguro uma nova categoria a ser abordada aqui no HC Investimentos: Visualização da Informação. Um tema pouquíssimo abordado no Brasil, porém, fundamental nesta Era da Informação. Espero que gostem. Aguardo seus comentários!

Introdução a Visualização da Informação

Você já parou para pensar sobre a forma como a informação nos é transmitida? Um texto, uma tabela, um gráfico…É sabido que textos grandes e sem muitas pausas – vírgulas, pontos, parágrafos – são cansativos e agregam pouquíssimo valor ao leitor. Entretanto, muitos provedores de informação “especializados” ainda insistem em utilizá-los. Já ocorreu de você desistir de um texto antes mesmo de começar a lê-lo apenas por apresentar grandes parágrafos e pela ausência de imagens?

Gráficos! A tendência da visualização da informação é utilizar cada vez mais elementos gráficos, que facilitem  o rápido entendimento do tema abordado. Os infográficos são ótimos exemplos de como resumir uma grande quantidade de dados em poucos elementos de informação. Veja exemplos do pioneiro New York Times no assunto: 2011 Oscar FavoritesRevoltas nos Países Árabes.

Gostaram? A informação não fica bem mais clara em nossas mentes ao invés de ler longos textos monótonos?

Visualização em Finanças

Nosso foco aqui no blog é abordar temas do mercado financeiro com a maior clareza possível. Deste modo, gostaria de trazer meus recentes estudos, tanto em data visualization como em Excel, para uma melhor elaboração de artigos, que serão, acima de tudo, fontes de valor para você leitor.

Aliás, vocês notaram alguma mudança nos gráficos utilizados nos últimos dois artigos? IGMI-C e Inflação Histórica

Uma Crítica ao Modelo Atual

Se você costuma ler bastante na internet, seja através de fóruns, blogs ou sites especializados em prover informação, já deve ter notado (salvo raras exceções) como a informação nos é transmitida de forma precária e, porque não dizer, de forma inutilizável. Quantas vezes você já leu um texto e no dia seguinte não se lembra de mais nada?

Este problema ocorre porque a informação não nos é transmitida de forma simples e clara, como sempre deveria ser.

Exemplo do Mau uso de Elementos Gráficos

Problemas na Visualização – Alocação de um ETF (Exchanged Traded Funds)

1. Sem a ajuda da tabela à esquerda eu nunca saberia qual classe de ativos detém a maior alocação. Afinal, a área em verde aparenta ser maior do que a área roxa, mas na realidade a roxa representa 21,45% enquanto a verde apenas 14,17%.

2. É impossível criar um ranking dos valores olhando apenas para o gráfico de pizza. É preciso ir e vir diversas vezes a tabela para verificar os valores. Resumo: Informação não está clara e bem apresentada.

Este é um problema comum no mercado financeiro. Muitos acreditam que a melhor forma para representar a alocação de seus ativos é através de um gráfico de pizza. Infelizmente, nossa mente não consegue distinguir bem valores em duas dimensões (2D).

Solução – Gráfico de Barras

Notem como a visualização da informação se torna bem mais fácil através de um simples gráfico de barras.

Notem como uma pequena mudança na forma com que a informação nos é transmitida mudou totalmente nossa compreensão sobre a alocação do fundo. Em poucos segundos você já pode distinguir a alocação entre diversas classes e, deste modo, entender melhor onde o fundo investe.

Fonte do Estudo e Mais Detalhes: Perceptual Edge

Um Caso de Estudo (Pessoal)

Se existe uma boa forma de criticar é realizando uma auto-crítica. Sabemos que sempre existe espaço para nos aperfeiçoarmos em alguma atividade e devemos estar correndo em busca deste avanço. Deste modo, trago abaixo uma informação (tabela + gráfico) que produzi para o balanço anual dos Fundos Imobiliários, através da Consultoria Fundo Imobiliário, do meu amigo Sérgio Belleza.

clique na imagem para ampliar

Embora não seja de fato ruim, considero que esta apresentação tem de melhorar bastante para apresentar efetivamente o seguinte tema: Evolução do Número de Negócios dos Fundos Imobiliários em 2010, destacando a evolução do 2º semestre em relação ao 1º.

Obejtivo: A ideia é apresentar de forma clara como o número de negócios aumentou nos fundos após a notícia de que os fundos negociados anteriormente em Balcão, através apenas dos leilões com horário pré-definido, poderiam ser negociados normalmente na Bovespa, com horário completo do pregão.

Falhas no Gráfico:

1. É difícil visualizar quais foram os fundos que tiveram maior avanço no número de negócios comparando o 2º semestre contra o 1º semestre.

2. A apresentação em barras do número total de negócios, divido entre o 1º semestre (parte cinza) e o 2º semestre (parte azul) agrega pouco valor a informação geral, já que é difícil comparar o número de um período com outro, função que a legenda ao lado já faz.

3. No gráfico que comparação a variação entre 2º e 1º semestre, notem como ambos os fundos Hotel Maxinvest (HTMX11B) e Presidente Vargas (PRSV11) tem a mesma largura da barra, porém, com valores diferentes, 556,29% para o primeiro e 462,56% para o segundo.

4. Não sei se vocês concordam, mas o gráfico não parece “pesado”, com muitas linhas, cores e com pouco espaço para respirar?

Como podemos melhorar a visualização desta informação?

Um Novo Modelo – Informação é Visual!

Buscando entender como apresentar melhor a informação, adicionei alguns de meus novos conhecimentos sobre visualização de dados e modifiquei completamente o gráfico.

clique na imagem para ampliar

Meus pontos positivos para o novo modelo:

1. Muito mais limpo (clean) – Com bastante espaço para respirar, a informação é apresentada com bastante branco e com poucas cores destacadas.

2. Gráfico de Linhas – Através da apresentação em linhas com dois pontos, você nota rapidamente o avanço (ou declínio) do 1º semestre em relação ao segundo. Quanto maior a distância entre os pontos, maior foi a evolução no período.

3. Maiores Variações – Destaquei uma área apenas para as 5 maiores variações. Interessante notar que 4 dos 5 fundos apresentados eram negociados em Balcão – Fundos cujo código termina com a letra “B”.

4. Números Totais – Ao lado das maiores variações é possível acompanhar a média de negócios em 3 segmentos: 1) Total – Média de todos os Fundos | 2) Bovespa – Média dos fundos negociados na Bovespa | 3) Balcão – Média dos fundos negociados previamente em Balcão.

5. Interatividade – Guardei o melhor para o final. Embora não seja possível perceber através da imagem, é possível selecionar cada fundo para mostrar informações únicas sobre ele. Este quadro dentro do gráfico trará o nome do fundo, seu código, uma imagem do imóvel que melhor o representa (não disponível para todos), os números do 1º e 2º semestre e a variação entre os períodos.

Você pode escolher o fundo que desejar. Basta apenas clicar em cima do fundo desejado na planilha que o quadro informativo irá se atualizar automaticamente. Uma formatação (coluna em azul) é alterada no gráfico para que você saiba exatamente qual ativo está analisando. Neste caso, selecionei o fundo com maior variação, o Hotel Maxinvest (HTMX11B).

Veja o exemplo abaixo selecionando o fundo Rio Bravo Renda Corporativa (FFCI11):

clique na imagem para ampliar

Download da Planilha

Gostou deste tipo de apresentação? Gostaria de utilizar os recursos desta planilha? Faça o download abaixo e mãos à obra!

Conclusão

Pequenas mudanças na forma de apresentar a informação fazem grande diferença na análise dos dados. Sabendo que a internet está sujeita a meios equivocados de apresentar de forma efetiva a informação, gostaria de contar com a sua ajuda para desenvolver um ambiente mais agradável para que possamos aproveitar ao máximo nosso maior tesouro: O Conhecimento!

Como ajudar? Conto com a colaboração de vocês!

1. Se encontrar algum gráfico que julgue ser importante, que contenha dados relevantes, porém, está mal apresentado ou

2. Um gráfico que, além de grande importância, esteja devidamente bem apresentado (é sempre bom ter ótimas referências de boas visualizações) ou

3. Tenha uma ótima ideia em mente mas não sabe como apresentá-la de modo correto.

Mande-me um e-mail

Envie suas sugestões de gráficos para henrique . ps . carvalho arroba gmail . com [ sem espaços e com “@” ] ou simplesmente use o formulário de contato para repassar um link. Ainda, as redes sociais como o Facebook e Twitter são bons meios de comunicação para esta finalidade. Conto com vocês!

Bônus. Que tal visualizar todas as palavras deste artigo de forma simples e clara? Clique aqui e veja o resultado!

Deixe seu Comentário. Para finalizar, gostaria de saber suas opiniões sobre o artigo.

Comentários em: "Informação Visual – Uma Demanda da Era da Informação" (32)

  1. Welligion disse:

    Acompanho vários sites e blogs sobre investimentos, ou melhor ainda continuo procurando. E você me chamou muita atenção exatamente por isso: pela qualidade de visualizar a informação

    As planilhas clean, bem feitas com VBA, gráficos bem explicativos. É um material difícil de encontrar em até sites especializados em excel, e até mesmo em sites estrangeiros sobre investimentos.

    E você conseguiu unir os dois: Investimentos (minha recente paixão) e Excel (meu velhor amor)!!

    Parabéns!

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Welligion!

      Obrigado pelos elogios!

      Também sou fã de Excel. É uma ferramenta muito poderosa. Fundamental para quem deseja fazer análises mais elaboradas no mercado financeiro.

      Espero poder trazer cada vez mais artigos que abordem estas duas categorias!

      Abraços!

  2. Jonas disse:

    Sou leitor do blog a algum tempo mas nunca deixei um comentário aqui.Entretanto dessa vez não posso deixar de registrar minha admiração pela abordagem de um tema tão fundamental nessa era da (des)informação, onde o tempo é cada vez menor e os dados cada dia mais numerosos.Parabéns pelo trabalho e este novo foco torna o HC Investimentos uma fonte ainda mais diferenciada e indispensável com suas informações de altissima qualidade, parabens!

    • Henrique Carvalho disse:

      Obrigado Jonas!

      O foco do blog é simples: Escrever menos (semanalmente) mas trazer informações realmente úteis e compreensíveis.

      Julgo que qualidade é mais importante do que quantidade.

      É uma honra saber que o HC Investimentos é uma fonte diferenciada e indispensável. Esta sempre foi minha intenção ao criar o blog. Aos poucos vamos caminhando nesta direção! Obrigado por estarmos juntos nesta jornada!

      Abraços!

  3. Preciso comprar a versão mais recente do excel. Rs…

    Seu post me fez lembrar de um curso que eu comprei. Você já ouviu falar em Dashboard? Tem tudo a ver com o seu post.

    O Dashboard ajuda você a passar uma grande quantidade de informações, de forma clara, concisa e em apenas uma tela.

    Se interessar Henrique, posso lhe enviar o material por e-mail.

    Um abraço!

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Victor!

      Realmente a versão 2010 ou 2007 (a que ainda utilizo) é bem superior a versão antiga de 2003.

      Novas funções, cores, organização. Vale a pena mudar mesmo. Optei até por não colocar a v.2003 desta planilha pois acredito que as cores personalizadas que utilizei não iriam ser apresentadas corretamente na versão antiga.

      Dashboard é a síntese do trabalho no excel. Poder resumir todas as inúmeras informações coletadas em uma única página, de forma simples e clara não é tarefa fácil. Adoro o assunto e até comprarei um livro sobre apenas este assunto. Para quem se interessar é este aqui:

      Fiquei interessado no curso que você comentou. Poderia nos passar um link? Se puder me passar o material por e-mail para eu avaliá-lo melhor, agradeço.

      Abraços!

      • Pra qual e-mail eu posso mandar Henrique?

        O curso zipado ficou em 10,9 MB. O material tem alguns erros e não é lá 100%, mas eu aprendi alguma coisa com ele.

        Assim que você me passar o e-mail eu lhe envio.

        Um abraço!

  4. Meu amigo,

    Os detalhes fazem toda a diferença.
    Só tenho que lhe desejar parabéns. Definitivamente você é um profissional raro e desejado no mercado.
    Excelente trabalho.

    Grande abraço!

    • Henrique Carvalho disse:

      Obrigado Jônatas!

      Acompanho sempre o Efetividade, embora não costumo comentar muito. Parabéns pelo trabalho e dedicação!

      Abraços!

  5. Sem comentários HC… Sempre o que me chamou atenção além das informações no seu site era a qualidade dos seus gráficos e planilhas. Imagino que deva dar bastante trabalho mas o resultado é ótimo!!!

    Parabéns cara,

    Abraços

    • Henrique Carvalho disse:

      Valeu Baruê!

      Dá um trabalho sim. Mas é como dizem: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”

      Abraços!

  6. Excelente artigo, Henrique!

    A forma de visualizar a informação é muito importante para efetivamente conseguirmos convertê-la em conhecimento, de aplicabilidade prática e concreta. E o HC Investimentos está sempre na dianteira, dado o seu trabalho de valor inestimável.

    Você consegue reunir o melhor dos dois mundos: além de ser um talento nato no mundo dos investimentos, ainda consegue ser um excelente comunicador, transmitindo de forma clara e inteligível conceitos às vezes complicados à primeira vista, para leigos. Parabéns!

    • Henrique Carvalho disse:

      Obrigado Guilherme!

      Sobre comunicação, sempre aprendo bastante com seus textos. Um exemplo para todos nós que buscamos trazer informação de qualidade para os leitores.

      Abraços!

  7. Caro HC,
    Sempre tive vontade de aprender mais sobre o Excel e seu post aqui me faz retomar essa atitude deixada de lado.
    Concordo plenamnte com você quando diz que falta qualidade nas informações visuais na red.
    Eu mesmo procuro não incluir gráficos nos posts postados no blog Finanças Forever, pois não tenho tanta facilidade assim com eles. Porém semana passada procurei incluir um “quadrante” para simplificar as informações contidas no tal post, e que também ajuda o leitor a memorizar o conteudo.
    Forte abraço e parabéns pelos estudos.

    • Henrique Carvalho disse:

      Evertonric,

      Adoro excel e procuro a cada dia me aperfeiçoar ainda mais nesta poderosa ferramenta!

      Você falou algo muito importante: Nem todos tem o conhecimento sobre data visualization ou excel para criar gráficos deste modo. Portanto, nem sempre é fácil saber como podemos transmitir a informação de modo mais claro e objetivo. Com o tempo, poderemos aprimorar nossa forma de comunicação mas ela estará sempre avançando.

      Por este motivo me disponibilizei para avaliar gráficos com dados interessantes, porém mal elaborados. Ou até mesmo excelentes gráficos. É sempre bom ter referências para elaborar gráficos melhores. Um exemplo bem divulgado e que é possível que muitos já conheçam: Poster da Enfoque.

      Comunica-se de forma simples e com bastante detalhe nas informações. Muito bem elaborado!

      Abraços!

  8. Artigo muito bom, sempre surpreendendo.
    É incrível como a forma de apresentação dos gráficos mudam totalmente a interpretação da informação.
    Lutemos por uma forma limpa para apresentação de informações.

    Abraço.

    • Henrique Carvalho disse:

      Obrigado Fabrício!

      Aguardo a divulgação dos seus resultados em fevereiro. A forma que sua carteira está sendo diversificada é impressionante! Parabéns pelas escolhas.

      Abraços!

  9. Afonso Ribas disse:

    Bom trabalho HC.

  10. Leandro Mattera disse:

    Grande Henrique,

    No momento, não posso escrever muito, mas gostaria de parabenizá-lo pelo excelente artigo. Realmente faz tempo que considero os seus textos, tanto aqui como no CDV, como de ótima qualidade e fácil visualização.

    Depois, gostaria de comentar com você a respeito de uns gráficos pessoais… Por ora, estou achando interessante o modo de apresentação em algumas matérias da Época, com muitos gráficos bem feitos. Na recente edição, há um bem interessante acerca do orçamento do governo federal.

    Como sugestão, gostaria de ver um gráfico contemplando um raio-x atual do grupo de empresas do Eike Batista, a situação corrente de cada uma e desempenho na bolsa, bem como contendo os principais novos projetos de cada uma…

    Parabéns e abraços,
    LM

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Leandro!

      Muito obrigado pela sua presença aqui no HC Investimentos e pelos comentários. Cheguei ao mercado depois de você e neste pouco tempo já aprendi bastante com o pessoal que era da ativa no Investir Agressivo.

      Obrigado pela dica da Época. Vou olhar com mais atenção o conteúdo deles.

      Sua sugestão sobre as empresas do Eike é pertinente. Entretanto, eu gosto sempre de abordar assuntos mais gerais, como Bolsa, Renda-Fixa, Fundos Imobiliários, as classes da alocação de ativos, já que elas resumem uma grande quantidade de dados e possibilitam ao leitor uma visão mais macro do assunto.

      Saiba que suas referências e comentários sempre serão bem-vindas. Portanto, sinta-se à vontade para conversarmos sobre qualquer assunto, seja aqui, no CDV, no facebook. A intenção é aproximar conhecimentos!

      Grande Abraço,

      Henrique

  11. Fala HC,

    Não é perninente a esse artigo seu mas já atrapalhando um pouco… Vc vai continuar divulgando o rendimento da sua carteira igual você fez no mês passado???

    Abraços

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Baruê.

      Optei por não divulgar mais a carteira HC com o intuito de focar mais nos trabalhos atuais, como a gestão do portfólio Vienna Renda e Dividendos no Clube de Vienna.

      Grande Abraço!

  12. HC,

    Ajuda: como faço para criar um gráfico de barras no Excel???
    E se possível gostaria de falar contigo pessoalmente, estarei no RJ em Maio. Vc mora na capital, pelo visto. Se possível, envie um contato telefônico por email inicialmente. Tenho um assunto a discutir contigo que pode te interessar, uma parceria para palestras sobre investimentos na minha cidade.

  13. Em tempo: me registrei no Gravatar mas o avatar não está aparecendo.

  14. Flávio disse:

    Henrique, parabéns pela matéria de Hoje (14/03/2011) no “O Globo”. Ficou bonito na foto…

  15. Muito bem salientado nesse seu post a necessidade de se comunicar melhor. Além disso, deve-se entender que a comunicação virtual deve ser clara e curta, vide o que ocorre no twitter. O uso de gráficos é muito importante, fiz isso na minha monografia. Mas deve ir além disso, um erro muito comum é colocar gráficos e textos abaixo e pior, lê-los. Não se deve subestimar a inteligência do receptor, se eles sabem ler, então não perca tempo e nem gaste voz discursando sobre o que está ali. Muito bom o seu post, ótimo blog, apesar de pouco entender de economia!
    Abracao

    • Henrique Carvalho disse:

      Valeu Bit!

      Ótimos pontos citados. Devemos ser sempre claros, objetivos e comunicarmos com a ajuda de gráficos. Neste mundo que cada vez temos menos tempo, se comunicar de forma eficiente é essencial para agregarmos valor aos leitores.

      Existem blogs com maior foco em novos investidores que recomendo fortemente. Dois ótimos exemplos:

      Dinheirama
      Quero Ficar Rico

      Abração!

  16. Para não haver um erro de ambiguidade.. quem pouco entende de economia sou eu e não o blog ou o Henrique. hehe

  17. […] já comentei aqui no blog sobre Visualização da Informação, o mundo carece de informações mais claras e melhor elaboradas para que possamos rapidamente […]

Deixe um comentário