Compartilhando idéias para alcançar a liberdade financeira.

Através do artigo passado, vimos como era possível importar dados da web para o excel, podendo atualizá-los a qualquer momento. Nosso exemplo utilizou a página do Tesouro Direto para puxar as cotações dos títulos públicos desejados. Agora, daremos um enorme passo, atualizando ações, fundos imobiliários, ETFs entre outros.

O problema. Como investidores, necessitamos de informações atualizadas sobre os ativos de nossa carteira. Entretanto, o tempo gasto puxando manualmente as cotações dos ativos através de sites na internet pode demorar bastante tempo, além de ser uma tarefa que não agrega nenhum valor a nossa vida. Existem tarefas bem mais interessantes do que ficar buscando cotações na internet não é mesmo?!

A solução. É com o intuito de economizar tempo com tarefas sem valor, que disponibilizo neste artigo uma planilha que importa diretamente da internet a cotação atualizada do ibovespa, de ações, fundos imobiliários, fundos de índice. Enfim, todos os ativos que o site Yahoo fornece como dados.

Como funciona a planilha? Através de uma macro (um código de programação em VBA – Visual Basic for Applications), o Excel consegue acessar o site do yahoo e, através dos ativos que o usuário escolher previamente (personalize quais ativos ncessitarão de atualização), ele importa dados como: Cotação de abertura, Cotação Mínima, Cotação Máxima, Fechamento e a última data de negociação. Tudo isso a partir de um único clique, com uma atualização muito rápida (geralmente é quase instantânea).

Caso tenha interesse em ver o código em detalhes aperte ALT-F11 para ir a tela do VBA. Para voltar a planilha basta fechar esta nova tela que se abriu.

Nota Importante. Embora eu tenha um conhecimento razoável de excel, ainda estou engatinhando em programação no VBA. Portanto, não desenvolvi nenhuma linha  do código. Gostaria de dar os devidos méritos para a pessoa que o desenvolveu, entretanto, como encontrei este código lá pelo ano de 2008 no fórum Infomoney e pela falta de referências, não poderei fazer a devida homenagem. Caso alguém tenha algum conhecimento sobre o desenvolvedor do código não deixe de nos passar esta informação.

Assim sendo, realizei apenas algumas mudanças no layout da planilha e na utilização de melhores fórmulas para evitar alguns tipos de erros comuns que encontrei ao utilizar a planilha.

Veja o resultado final da planilha através da animação abaixo:Esta planilha é fundamental para todos os investidores, já que economiza um enorme tempo na busca por cotações atualizadas. É pelo motivo de ter me ajudado bastante em minha carreira como investidor que gostaria de compartilhá-la com vocês!

Faça o download da planilha HC Investimentos – Como Atualizar a Cotação de Ações pelo Excel?

Clique para baixar (Excel 2007)

Acompanhe o site HC Investimentos em diversas mídias sociais:



 

Comentários em: "Como Atualizar a Cotação de Ações pelo Excel?" (39)

  1. Major disse:

    Sensacional HC !

    Esta sua serie de artigos com planilhas do Excel vale ouro !!

    Eu estava procurando há algum tempo alguma solução que atualizasse o valor das ações no Mac (tinha tentado alguns plugins…) e nada tinha funcionado. Esta solução usando o VBA salvou a patria !

    Muito obrigado!

    • Henrique Carvalho disse:

      Obrigado pelos elogios Major!

      Essas ferramentas me ajudaram bastante e por isso compartilho com todos vocês!

      Grande Abraço!

  2. Mais fácil impossível!!! 😀

    Planilha baixada, testada e aprovada!

    Já estou personalizando a minha… aproveitei para incluir a atualização dos ETFs. Vc disse tudo, Henrique: “o tempo gasto puxando manualmente as cotações dos ativos através de sites na internet pode demorar bastante tempo, além de ser uma tarefa que não agrega nenhum valor a nossa vida. Existem tarefas bem mais interessantes do que ficar buscando cotações na internet não é mesmo?!”

    Concordo com o Major: essa série vale ouro!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • Henrique Carvalho disse:

      Obrigado pelas palabras Guilherme!

      Fico feliz que esta série de planilhas esteja ajudando vários investidores. Espero continuar gerando mais artigos de valor à todos vocês!

      Grande Abraço!

  3. Oi HC!

    Conforme prometido, segue minha dica para baixar os dados do Fundamentus para o excel:

    Você pode pode acessar os dados de todas as ações do Fundamentus e exportar para a sua planilha através do link abaixo:

    http://www.fundamentus.com.br/resultado.php

    Porém, nesse link você vai baixar muitas ações que não são negociadas, que irá sobrecarregar sua planilha.

    A dica é você limitar a liquidez mínima desejável através desse link:

    http://www.fundamentus.com.br/resultado.php?liq_min=1000000

    Onde está escrito “liq_min=” você pode colocar a liquidez mínima, referente a média dos últimos dois meses, que você preferir. No caso, eu coloquei R$ 1.000.000,00 de negócios.

    Gostou da dica?

    Estou aguardando a atualização da sua carteira, a minha já está pronta:

    http://www.eutonabolsa.com

    Abraços

    • Henrique Carvalho disse:

      Bela dica Kerbej!

      É um ótimo meio de filtar somente as ações mais importantes, que concerteza, englobarão as ações do Ibovespa, além das mais negociadas.

      Bem mais prático do que fazer 1 empresa em 1 empresa. Toma menos espaço, menos tempo e melhor organização.

      Grande Abraço!

  4. .panoramix disse:

    meus parabéns pelo site e pelas tabelas! realmente são muito úteis!

    Continues assim! Ótimo trabalho!

  5. HC,
    Eu havia baixado mais não havia testado. Acabei de fazer.
    Simplesmente fantástica. Melhor impossível, uma mão-na-roda.

    Obrigado,

    Abraço e sucesso!

  6. Eder disse:

    Fala HC… Parabens cara gostei demais das planilhas principalmente da que explicou como importar dados de tabelas de sites… como por exemplo do TD…
    Uma dúvida… Como faço para alterar os dados que são puxados na planilha das açoes caso queira enxergar outro tipo de dado?

    Abraços

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Eder!

      Confesso que não sei responder exatamente sua pergunta, já que não desenvolvi o código, conforme citei no artigo.

      Imagino que seja necessário alterar parte do cógido que busca essas informações.

      Apenas por curiosidade, qual tipo de dado você gostaria de puxar?

      Grande Abraço!

      • Eder disse:

        Fala HC… Intaum cara eu keria na verdade é simplificar pq pra mim o interessante seria somente o fechamento… E mais pra frente ia tentar refinar com algum dado q eu acho interessante e já queria saber como q faz…
        Cara eu to tentando fazer uma planilha pra gerenciar meus investimentos… TD, FII e Ações… Só que tá complicado cara… Até é uma dúvida minha… Como que vc chega nos valores de rendimento mensal??? É automático ou vc insere dado manualmente. Pq se for automatico dá mt trampo e to começando a ver q inserindo manualmente será mais fácil. Se tiver alguma dica será bem vindo. Terminando a planilha eu posto pra galera dar dicas, críticas e usar se gostar.

        Abraços

      • Henrique Carvalho disse:

        Olá Eder!

        Os valores são atualizados automaticamente, através de uma Macro no Excel que importa todos os dados de todos os sites que disponibilizam as informações.

        Tenho intenção de continuar esta série de planilhas visando abordar mais temas como:

        1. Onde pegar informações
        2. Como atualizar todos os dados de uma única vez
        3. Como organizar as operações efeutadas em uma planilha
        4. Como calcular o preço médio após várias compras e vendas

        Enfim, são apenas idéias. Vou ver se consigo dar prosseguimento a série!

        Abraços!

  7. Eder disse:

    Intao basicamente o que você está querendo fazer é o que eu também estou querendo.
    A maior dificuldade minha é pegar essas informações mensais de ações, tesouro direto e FII. Será que dava pra adiantar pelo menos em qual site você está retirando essas informações??? A idéia da planilha que estou fazendo é justamente isso, juntar todo tipo de informação numa só planilha. Preço médio, organizar as operações, portfólio, rendimento mensal e anual líquido, custo mensal e anual, gráficos de rentabilidade e do portfólio, etc. Isso tudo automático também.
    Acho que é trabalho pra muito tempo mas vai valer a pena. Até pq planilha cada hora vc descobre algo melhor q poderia ser feito.
    Vc procura na net e não acha nenhuma planilha que chega perto dessas características que a gente tá falando, não chega nem em 10% das informações que estamos kerendo. Depois se interessar te envio a que estou trabalhando.

    Abraços

    • Henrique Carvalho disse:

      Entendi seu projeto Eder!

      Realmente vale a pena ter uma planilha bem estruturada, atualizada e com uma boa apresentação resumindo os itens mais importantes.

      Qualquer coisa me envie uma mensagem através do contato que podemos trocar melhores informações por e-mail.

      Grande Abraço!

  8. Alex disse:

    Caro Henrique, planilha parece ser muito boa. Quando fui abrir, não consigo atualizar nela. Os valores das ações nao se atualizam quando clico no botão atualizar e aparece o erro dizendo assim:

    “The Macro “HC Investimentos – como atualizar a cotação de ações pelo excel.xlsm’!GetData’ cannot be found.”

    O que faço para resolver isso? Muito obrigado.

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Alex!

      Caso não se tenha feito nenhuma alteração na macro, ela deveria estar funcionando…Com o excel aberto aperte ALT+F11 e veja se o código aparece no módulo1.

      Abraços!

      • Alex disse:

        Caro Henrique,
        Ainda estou tendo problemas! Estou usando o Excel 2008 para o MAC, versão 12. Sabe como resolver isso para que isso atualize automaticamente clicando no Atualizar?
        Abraço!
        Alex

      • Henrique Carvalho disse:

        Olá Alex!

        Não tenho Mac, porém, acredito que somente a versão de 2011 roda macros (acho que 2008 não roda). Logo, seria necessário atualizar sua versão. Um leitor nosso teve um problema semelhante e que foi resolvido após atualização.

        Grande Abraço!

  9. Alex disse:

    Olá Henrique,
    Então vou ter que atualizar a versão do meu Excel. Obrigado pela informação!
    Abraço!

  10. Osmar disse:

    Bom dia, Henrique!
    Como faço para incluir na busca as cotações de outros índices mundiais e o preço do ativo no dia anterior, para saber a variação percentual em relação ao dia anterior?
    Mais uma dúvida, essas cotações tem algum delay?
    Abraço

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Osmar!

      Tem um delay de 15 minutos, pelo próprio Yahoo. Não sei como pegar dados do dia anterior. Se descobrir nos avise. Seria interessante mesmo calcular a variação diária.

      Abraço!

  11. PARABENS!!!

    ESTA ME AJUDANDO MUITO ESTA PLANILHA

    • Henrique Carvalho disse:

      Fico feliz em lhe ajudar!

      Continue acompanhando o blog para mais planilhas práticas!

      Abraço!

  12. ideal seria se conseguisse fazer um historico das cotacoes dos ativos em uma nova aba para poder ter um controle médio do preco diario..

    sera q isso é possivel?

    • Henrique Carvalho disse:

      Tudo é possível no Excel!

      O problema é ter vontade para estudar como fazer e ter energia para implementar a mudança…

      Vai muito da necessidade de cada um.

      Abraços!

  13. JAIR disse:

    Muito bom Henrique! Procurava esta planilha há muito tempo na Web. Simples e funcional. Recomendadíssimo a toda comunidade web! Abçs.

  14. Martins disse:

    Muito boa a planilha, porém estou sentindo falta da informação do volume será que conseguimos acrescentar?

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Martins!

      Obrigado pela participação!

      Como não desenvolvi o código, não sei como poderíamos fazer isso…Infelizmente teria de consultar o Yahoo mesmo o o site da Informoney.

      Continue nos acompanhando!

      Abraços!

  15. […] os valores atuais dos ativos e atualizando-os através um código em VBA, esta tarefa de calcular a rentabilidade do portfólio não lhe tomará […]

  16. Cristiano disse:

    Henrique, bom dia.

    Parabéns pela planilha, ótimo trabalho, há tempos procuro algo assim. São de pessoas como você que o mundo precisa.

    Só uma dúvida, creio que será muito útil a vários usuários, como faço para aparecer as cotações do DJI já tentei “^DJI”, outros indices como o “^FTSE” eu consegui colocar, mas o DJI é encrenca.

    Desde já agradeço,

    Abç
    Cristiano

  17. Daniel disse:

    Cara,
    Mandou muito bem!!!
    Você conhece alguma maneira de fazer isso, utilizando VB6?

    Grato,
    Daniel

    • Henrique Carvalho disse:

      Daniel!

      Só entendo de excel mesmo. E ainda sou iniciante em VBA, procuro focar mais nas aplicações para finanças!

      Abraços!

  18. daniel disse:

    muito boa a planilha…so uma duvida, tenho uma planilha de controle ja cheia de codigos e formulas…
    como faço pra copiar essa planilha e coloca-la de forma independente como uma aba em outra…
    valeu e parabens…mao na roda msm

  19. daniel disse:

    complementando…consegui copiar a planilha, colar na minha e faze-la funcioanr…mas quando atualizo ela abre a sua! quero q faça isso d forma independente…como colar essa como aba da minha

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Daniel!

      Você deve copiar o código em VBA para a sua nova planilha. Faça o seguinte:

      1-) Abre a minha planilha e o VBA (ALT + F11).

      2-) Copie o código e feche a planilha

      3-) Abre sua planilha e o VBA (ALT + F11).

      4-) Insira um módulo e cole o código que foi copiado da minha.

      5-) Na planilha com os dados atente para o botão que vc clica para atualizar. Clique com o botão direito nele e em “assign macro” escolha a macro que você inseriu.

      Abraços!

      • daniel disse:

        Muito bom! consegui…muito obrigado
        to montando uma planilha bem completa para acoes, quando tiver pronta disponibilizo…
        to criando um sistema (muitas ideias mas to tendo q correr atras na parte tecnica de excell rs) em que coloco uma nota pra cada acao (A B C) pra entrada iminente na semana, pra semana e “pra dpois”, assim posso acompanhar mais d perto apenas as A e B…
        Comparo em grafico, notas e cores se estas acoes subiram ou cairam (ou seja, posso avaliar o “palpite” digamos assim) no final da semana.
        Numa coluna vai a atualizacao da cotação atual…na outra, a abertura de segunda. So que esta cotação de abertura de segunda to tendo q colocar manual…alguem pod me dar algum material em q eu possa aprender a criar um espaço ond eu possa digitar o dia e ele me da essa cotaçao especifica?
        gostaria q essa coluna buscasse a cotação de segunda por exemplo e ficasse ate quando eu quisesse….para q fosse feita a comparação com o final de semana e assim eu possa ver quantos % das que eu classifiquei como A por exemplo…subiram!
        como aprendo a fazer esse tipo d coisa? tutorial de VB? mas imagino q buscar essa abertura da semana seja mais dificil nao?
        ou talvez o proprio site do yahoo tenha…como adicionar esse tipo de dado à planilha disponibilizada aqui?
        valeu…

Deixe um comentário