Compartilhando idéias para alcançar a liberdade financeira.

O post que escrevi sobre a minha fratura da Tíbia e Fíbula, completando 1 ano de recuperação, teve uma ótima repercursão e muitas palavras de incentivo tem chegado até mim. Portanto, gostaria de compartilhar com todos vocês minha primeira experiência em um evento organizado de corrida.

Conforme vocês podem atestar no final deste post sobre a fratura, eu estava treinando bastante, definindo algumas metas para serem cumpridas ainda neste ano, visando baixar meu tempo e melhorar minha performance. Minha meta nos 10 km, por exemplo, era terminar uma prova abaixo de 48 minutos.

Meta essa que foi batida com enorme sucesso hoje (10/10/10) , no evento Circuito das Estações Adidas Primavera 2010, correndo 10 km no aterro do flamengo, Rio de Janeiro.

Me preparei durante uns 3 meses para esta corrida e dei meu máximo desde a largada até o final da corrida. O resultado surpreendeu até a mim mesmo, que esperava um tempo próximo de 47 minutos.

Resultados:

Tempo. Terminei a prova com um tempo de 42:15 (minutos : segundos), com uma velocidade média de 14,2 km/h ou um pace médio de 4’13 (4 minutos e 13 segundos por km).

Corri forte a corrida inteira, mantendo o pace sempre abaixo de 4’30. No último km liguei o turbo e ultrapassei muita gente. Foi até engraçado pois o carinha que tava no microfone ,animando a galera na chegada, viu meu desempenho ultrapassando geral e mandou: “Boa garoto, é isso aí!”

Colocação Geral. Olhando a minha classificação nos resultados do site fiquei em 104º no geral. Não tenho números exatos do número de participantes, mas é bem provável que seja algo entre 5.000 e 10.000 pessoas (evento estava muito cheio), o que me colocaria entre os 1% ou 2% mais rápidos de hoje.

Colocação Masculino. Fiquei em 97º, sinal que apenas 7 mulheres chegaram na minha frente.

Colocação por faixa etária. Tendo 22 anos, minha faixa etária fica entre 20 e 24 anos. Minha colocação foi nesta categoria. Daria até pódio! Pena que só consideram a colocação por sexo.

Se quiserem ver os detalhes dos meus resultados visite esta página do evento, marque a opção “Primavera” em Evento e digite o número “9595” em “número de peito”.

Conclusão:

Acredito que os resultados foram ótimos, levando em conta que 1 ano atrás eu estava com a perna direita quebrada, ficando mais de 6 meses impossibilitado de correr. Entretanto, sempre há espaço para melhorarmos. Logo, tenho mais 2 meses de preparação até minha próxima corrida no Circuito das Estações Adidas Verão 2010, que ocorre no dia 05 de dezembro. Vamos ver se consigo baixar ainda mais o meu tempo, abaixo dos 42:00.

Embora o foco do blog seja Investimentos, procuro atingir a excelência em todos os aspectos que considero importantes em minha vida. Sempre em busca do alpha, do melhor!

Comentários em: "Circuito das Estações Adidas Primavera – 10 km" (11)

  1. Muito bom HC !
    Também corro os 10km… Mas o meu recorde foi 54 min e pouco.
    Faz pouco tempo que corro… E considere que já tenho 33 anos.rs
    Meu objetivo não é atingir excelência. É tentar manter a saúde bem,
    pq até juntar a grana que quero vai demorar e muito.
    Quero ser velho e com saude para poder aproveitar o suado dinheiro.
    E tb exercício físico gera um ótimo rendimento a curto prazo!
    Sente o efeito muito rápido.
    Abs.

    • Henrique Carvalho disse:

      Valeu ID!

      Parabéns pelo tempo em pouco tempo. Com tempo você irá melhorando. E como você mesmo disse, correr é importante para manter a saúde. Mais do que vencer e competir, o principal é se divertir correndo. É um hábito que sempre vou levar comigo em minha vida!

      ABraços!

  2. HC,
    Cara, parabéns! Tempo fantástico, maravilhoso.
    Eu que corri durante muitos anos sei como é difícil atingir um tempo desses, ou melhor, não sei não, nunca fiz um tempo tão baixo.
    Fiquei até com vontade de correr novamente, mas meu foco é outro hoje. Esse ano corri apenas uma prova de 5km e correrei uma prova de 10km, volta USP, mês que vem. Hoje tenho treinado somente musculação e feito, raramente, um aeróbico.
    Força, e sucesso sempre.
    Grande abraço!

    • Henrique Carvalho disse:

      Valeu Jônatas!

      Confesso que corri o máximo que pude! Treinei bastante e me esforcei muito na prova.

      Quando vier aqui no Rio fazer uma corrida me avise para corrermos. É sempre bom estar correndo com amigos!

      Boa sorte em suas provas!

      Grande Abraço!

  3. Erico disse:

    Caramba brother!!
    Parabens! otimo tempo heim!!

    EU estou comecando agora a correr… treinando 2x por semana… 5km…
    TU usa que equipamento para medir tempo, distancia, passadas e tal?
    Como que eh teu treino no dia a dia? passa umas dicas ai pra galera!

    absss

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Erico!

      Parabéns pela iniciativa. Correr vai lhe ajudar em vários aspectos! É um hábito muito bom de se cultivar.

      Eu uso o aplicativo Nike + Apple. Veja como funciona aqui. Ele marca distância, velocidade, calorias e tempo. O mais legal é ver sua corrida nos gráficos do site na Nike+.

      Meu treino não tem muito segredo não. Treino 4x na semana, buscando fazer sempre 10k. Às vezes, faço um treino de sprint (corre muito rápido 500m, corre devagar 500m, etc), subo uns morrinhos pra fortalecer a panturilha, mas o principal mesmo é a disciplina e vontade de melhorar e dar seu máximo na hora da corrida. Música ajuda basntate.

      Para essa corrida fiz um set especial de músicas para aproveitar o meu máximo!

      Abraços!

  4. Parabéns, Henrique!

    Vitória de superação total! O investimento na saúde sempre rende os melhores dividendos!

    Aliás, saúde é uma equação onde entra também a parte da alimentação. Você fez alguma alteração na sua comida para ter mais energia pra queimar durante a corrida? Acredito que seja interessante compartilhar alguns de seus conhecimentos em nutrição com os leitores do blog, para que todos também tenhamos uma ideia de como melhorar nessa parte também!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Guilherme!

      Muito obrigado pelos elogios amigo!

      Não fiz nenhuma alimentação especial para o dia da prova, mas a minha rotina alimentar mudou bastante com os treinos.

      +Saladas, +Carne Branca, +Sucos, +Iogurte Light, + Frutas, +Pão Integral, +Soja
      -Biscoito, -Leite, -Frituras, -Gorudras

      A dica que dou de nutrição é: Olhem sempre a informação nutricional dos alimentos. Evite aqueles com muitas calorias e gorduras que você estará à frente de 95% da população em termos de nutrição.

      Abraços!

  5. […] todos os detalhes da corrida e de minha participação neste artigo do […]

  6. Legal esse resultado aí Henrique! Parabéns!
    .
    Muito bom este tempo de 42 min em 10 Km hein! E isto depois de apenas 1 ano da sua fratura. Qual seria seu tempo se não tivesse se machucado?
    .
    Eu nas poucas corridas de 10 Km que fiz consegui um tempo de 50 e 48 min. Estou parado ultimamente, preciso comprar um bom tênis para voltar a correr. E neste caso acho que seria um investimento hehe. Só quem corre ou já correu sabe da importância de um bom tênis.
    .
    Você teria um blog sobre corridas/nutrição para indicar?
    .
    Abcs

    • Henrique Carvalho disse:

      Valeu Willy!

      Fiquei bastante surpreso com o resultado, principalmente porque só corro há 8 meses. Vou tentar baixar o tempo de 42:15 na próxima corrida em 05/dez, estação verão. Estou treinando 4x semana para isso…

      E realmente um bom tênis é fundamental. Outra coisa que não abro mão é a medição da corrida. No caso, uso o Nike + Ipod. Mas tem uns relógios Garmin fantásticos.

      Blogs de corrida – Espírito Outdoor , Runners, Running Brazil. Recomendo assinar a revista da O2 (sou assinante, sem nenhuma relação comercial)

      Nutrição – Não conheço nenhum bom no Brasil…Lá fora tem vários, mas esse cara aqui diz toda a verdade de forma muito clara! Recomendo ver os vídeos no Youtube.

      Abraços!

Deixe um comentário