Compartilhando idéias para alcançar a liberdade financeira.

Calcular o risco de um investimento nem sempre é uma tarefa fácil para nós investidores. Portanto, é com o intuito de suprir essa necessidade que disponibilizo esta planilha educativa sobre como calcular o risco de um investimento através de fórmulas simples no excel.

Benefícios da Planilha. Ao fazer o download da planilha você será capaz de mensurar o risco mensal, anual e em qualquer período de um investimento. O risco, financeiramente falando, é medido através da volatilidade (desvio-padrão). Isso significa que risco é a variação (dispersão) do retorno ao redor de sua média.

Exemplo no Ibovespa. De acordo com os cálculos na planilha (levando em conta o período de Agosto de 2007 até Julho de 2010), espera-se que o Ibovespa tenha uma retorno  anual de 10,41% com um risco (volatilidade) de 28,83%. Veja o exemplo descrito na planilha para melhor compreensão.

Saber medir o risco de seus investimentos é fundamental para poder se estimar o quanto você pode perder em um tipo de investimento, tornando seu planejamento financeiro mais eficaz ao conhecer melhor sua tolerância ao risco.

Todas as intruções sobre como utilizar a planilha estão dentro dela própria. Qualquer tipo de dúvida deixe sua opinião na caixa de comentários ao final deste post.

Faça o download da planilha HC Investimentos – Como calcular o Risco (Volatilidade) de um Investimento

Clique para baixar (Excel 2007)

Acompanhe o site HC Investimentos em diversas mídias sociais:



Comentários em: "Como Calcular o Risco (Volatilidade) de um Investimento?" (14)

  1. Excelente, Henrique!

    Você disse tudo:

    “Saber medir o risco de seus investimentos é fundamental para poder se estimar o quanto você pode perder em um tipo de investimento, tornando seu planejamento financeiro mais eficaz ao conhecer melhor sua tolerância ao risco.”

    O curioso é que as pessoas, de uma maneira geral, só percebem seu real grau de tolerância ao risco depois de assumirem excessivas posições em investimentos de risco (acompanhadas, quase sempre, de um prejuízo).

    Ainda bem que existem fórmulas matemáticas de calcular o grau de risco, como a disponibilizada em mais uma ótima planilha aqui no HCI!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • Henrique Carvalho disse:

      Guilherme,

      Obrigado pelo comentário!

      Pois é. Acredito que a grande maioria dos investidores iniciantes não têm consciência do risco que podem estar tomando ao investir.

      Tinha muita gente que estava bem investida em ações em 2008. Com as perdas com a crise, ela percebeu que não suporta grandes perdas e por isso liquidou suas ações e colocou tudo na RF. E, nesse exato momento, o mercado começa a subir fortemente, praticamente dobrando de valor enquanto a pessoa ficou a ver navios. Ou seja, por não conhecer exatamente seu nível de risco, ela subestimou o risco nos tempos de bonança (maio de 2008) e superestimou o risco nos tempos de pânico (outubro 2008). Por isso conhecer seu nível de risco ajuda a tomar melhores decisões. A mudança de cenários (otimismo e pessimismo) já está de certa forma dentro das expectativas da pessoa.

      Grande Abraço amigo!

  2. Bruno Peruchi disse:

    Excelente planilha. Você programa muito bem em Excel.

    • Henrique Carvalho disse:

      Valeu Bruno!

      Próxima planilha explicarei o cálculo da correlação entre investimentos.

      Abraços!

  3. Diego Teixeira disse:

    Excelente essa planilha Henrique! Parabéns pelo conteúdo e por sua didática, em todas elas!

    Apenas fiquei com uma dúvida: Na fórmula da célula “F17” da primeira aba, você calculou o retorno mensal do Ibovespa tomando como base a média de todos os retornos mensais, e na célula “F25” você apenas multiplicou esse valor por 12 para obter o retorno anual.

    O correto não seria utilizar a função Somar Produto, como foi feita na primeira planilha que você disponibilizou?

    Abraços,

    Diego

    • Henrique Carvalho disse:

      Valeu Diego!

      É verdade cara…Muito obrigado por ter reparado este equívoco! Já corrigi na planilha. Valeu!

      Caso ache qualquer outro errinho nas planilhas sinta-se à vontade para me avisar. Assim, eu posso melhorar as informações prestadas!

      Grande Abraço!

  4. […] em números, nossa carteira teria um risco (medido através da volatilidade) de 16,82% contra os 33,39% observados na Bolsa. Logo, temos uma maior retorno com uma redução de […]

  5. […] de ativos vamos primeiro observar qual foi o retorno anual e o risco anual (medido através da volatilidade) de um investimento no CDI e no Ibovespa neste […]

  6. Não perco um único artigo seu. Obrigado pela ajuda que me tem dado. Quando é que fazes uma simulação em excel de um fundo imobiliário?

    • Henrique Carvalho disse:

      Ado,

      Muito obrigado pelas palavras!

      Veja no post de amanhã (02/12) as tabelas e gráficos disponibilizados sobre os fundos imobiliários. Acredito que serão de grande valia.

      Grande Abraço!

  7. José Cantuária disse:

    Henrique boa noite, tenho uma dúvida com relação ao cálculo da Volatilidade de um investimento ou um índice considerando apenas um único mês, como por exemplo o rendimento negativo do IBOVESPA em janeiro/2010 que foi de -3,94%. Como ficaria a Volatilidade no mês. Abraços!!

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá José!

      No caso, você teria de pegar os dados diários e, somente depois, anualizar a volatilidade, multiplicando-a pela raiz de 365, que representa o número de dias no ano.

      Entretanto, o ideal é analisar um período de 12 meses para garantir um resultado mais “Justo”.

      Abraços!

  8. Breno disse:

    Henrique,

    Passei boa parte do dia procurando blogs para acompanhar periodicamente e parei no seu por algum tempo, principalmente pois achei boas ideias para o controle de investimentos (ex: usar o conceito de cota).

    O conceito usado por vc como “Risco” é a famosa “Volatilidade” q são mostradas, por exemplo, em lâminas de fundos de investimento?

    As formulas da sheet “Risco últimos .. meses (tabela)” estão todas com #NOME?..confesso que dei uma olhada mas não consegui identificar…vou tentar amanha com um Excel em inglês, em PT não está dando mesmo.

    • Henrique Carvalho disse:

      Olá Breno!

      Sim, embora o conceito de risco seja mais amplo, podemos simplificá-lo no mercado financeiro como volatilidade, que é exatamente o que as lâminas dos fundos mostram. A única diferença é que eles anualizam resultados diários. Por exemplo, eles pegam a variação diária de um ativo em 12 meses e calculam seu desvio-padrão. Neste caso eles tem a volatilidade diária. Para anualizá-la eles multiplicam pela raiz de 252 (dias úteis no ano). O conceito é chatinho mas espero tê-lo explicado de forma clara e objetiva.

      Sobre as fórmulas da planilha que você baixou, aqui está tudo 100%. Esse erro deve ser de alguma fórmula que talvez não seja reconhecida no seu excel como o COUNTIFS. Eu já estou tão acostumado com o Excel em inglês que nem sei as fórmulas em PT…rsrs

      Caso o problema continue me envie um e-mail com a planilha para que eu possa dar uma olhada.

      Abraços!

Deixe um comentário